Grandezas inversamente e diretamente proporcionais
GRANDEZAS DIRETAMENTE E INVERSAMENTE PROPORCIONAIS
diretamente proporcionais:
Duas grandezas são chamadas de diretamente proporcionais quando o aumento na medida de uma delas causa um aumento na medida da outra na mesma proporção, ou quando uma redução na medida de uma das grandezas causa uma redução na medida da outra na mesma proporção.
1- Exemplo: as grandezas velocidade e distância percorrida são diretamente proporcionais. Isso acontece porque aumentar a velocidade de um objeto faz com que a distância percorrida por ele (no mesmo período de tempo) aumente também.
Observe que reduzir a velocidade de um objeto faz com que a distância percorrida por ele, em um determinado período de tempo, também reduza. É por isso que velocidade e distância percorrida são grandezas diretamente proporcionais.
2-Exemplo: a quantidade de funcionários em uma fábrica e o número de produtos fabricados. Aumentando o número de funcionários (em condições ideais de produção), aumenta-se também o número de itens produzidos.
inversamente proporcionais
Duas grandezas são chamadas inversamente proporcionais quando o aumento na medida de uma das grandezas causa uma redução na medida da outra, e vice-versa.
Exemplo: as grandezas velocidade e tempo são inversamente proporcionais. Aumentando a velocidade de um objeto, ele gastará menos tempo para percorrer determinado percurso.
É importante lembrar que as variações sempre ocorrem na mesma proporção, ou seja, se dobrarmos a velocidade do objeto, o tempo gasto por ele, em um mesmo percurso, cai pela metade.
Comentários
Postar um comentário